Uma reunião que começou na manhã desta quarta-feira e seguia à tarde, a portas fechadas, na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), confirmou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), à frente da gestão do hospital regional.
Leia mais notícias sobre o hospital regional
No encontro, com a presença de secretários de Saúde de pelo menos 24 dos 32 municípios que integram a 4ª CRS e fazem parte da Comissão de Intergestores Regionais (CIR), foi pactuada a gestão da Ebserh. A resolução será apresentada ao Estado em uma reunião em Porto Alegre, no dia 15 de maio.
O Estado geralmente acata a decisão da CIR - diz o coordenador dos secretários de Saúde da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro), Francisco Lima.
A única secretaria de município que ainda não está contente com a administração da Ebserh é a de Santa Maria. A prefeitura é contra a ideia de que o Hospital Regional funcione como hospital-escola, pois a porta de entrada dos pacientes seria o Hospital Universitário (Husm), o que restringiria o atendimento.
Após esta etapa, segundo Lima, o Estado vai entregar oficialmente o prédio à UFSM. A obra de R$ 45 milhões está praticamente concluída, e a Ebserh finalizará a ocupação do local, com compra de equipamentos e mobiliário, além de organizar a estrutura de atendimento, podendo abrir o hospital antes do fim deste ano.
A NOVELA
Veja um resumo dos fatos nos últimos 12 anos
2003
Estado anuncia o hospital e escolhe um terreno ao lado do Distrito Industrial
2007
Após mudar três vezes de endereço, é escolhido o quarto e definitivo local, no Parque Pinheiro Machado. A área foi doada ao município por José Antônio Barão Schons (já falecido)
2008
O Ministério da Saúde empenha R$ 19 milhões para a construção
2010
Assinado contrato com a empreiteira. Obra começa em março e para várias vezes, são pedidos aditivos
2013
Março é o quarto prazo de entrega do prédio, mas também não foi cumprido
2014
Estado assina termo de cooperação para Ebserh administrar o hospital
Quinto prazo de entrega da obra, até o fim do ano, não foi cumprido
2015
Sexto prazo de entrega da obra fica para até o fim do ano
Após vaivém, ontem, reunião na 4ª CRS chancela Ebserh na gestão do hospital